As crianças deveriam começar a usar o fio dental quando ainda têm os dentes de leite (primários). Uma vez que os dentes de uma criança começam a se fixar um junto do outro, em geral entre os dois e seis anos, os pais deveriam iniciar a criança no hábito do uso diário do fio dental. Na medida em que desenvolvem a destreza, você pode ajudá-los a aprender como usar o fio dental. As crianças começam a desenvolver a capacidade de usar fio dental por si mesmas ao redor dos 10 anos de idade.

Para destacar a importância do uso do fio dental, passe o fio regularmente até que possam fazer sozinhos. Isto os ajudará a desenvolver um bom hábito do uso do fio dental enquanto ainda têm seus dentes de leite, por isso quando aparecem os dentes permanentes, já incorporaram o uso do fio dental na rotina oral diária. Use fio dental suave e flexível, para que não danifique os dentes e seja cômodo para as gengivas.

Como posso ajudar meu filho a aprender a usar o fio dental?

Tente amarras as pontas do fio dental em pequenos círculos, para que os dedos da criança entrem com facilidade. Isto ajudará a segurar o fio dental nas etapas iniciais, antes de aprender a segurá-lo sozinho. Depois, faça que seu filho siga os seguintes passos básicos para o uso do fio dental:

Pegue uns 45 centímetros de fio dental e envolva a maior parte de forma frouxa ao redor de cada dedo médio, deixando uns 3 centímetros no meio.

Deslize o fio dental com suavidade entre os dentes, enquanto os dedos polegar e índice o mantém tenso. Tenha cuidado para não pressionar com força sobre a gengiva.

Curve o fio dental ao redor de cada dente formando um “C” e mova-o com suavidade para cima e para baixo dos lados de cada dente, também embaixo da linha da gengiva. Desenrole uma nova seção do fio dental a medida que passa de um dente para outro.

Não se preocupe se as gengivas de seu filho sangrarem no começo, é bastante comum. Depois de uns dias de uso do fio dental, o sangrado deverá cessar, à medida que as gengivas ficam mais saudáveis. Mas se o sangrado persiste, consulte seu odontologista.
A doutora Juliana Comunian é especialista em atendimento infantil. Se tiver maiores dúvidas entre em contato.

 Dra. Juliana Comunian
(35) 3221-6897
Rua Alberto Cabre, 63, Vila Pinto – Varginha/MG
Fonte: OralB

Deixe uma resposta

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.