Por Ana Luiza Albricker

Desde quando meu filho nasceu, observo como outros pais e mães distribuem o tempo com as crianças. Fico pensando nas crianças que vão para as creches e ficam praticamente o dia todo por lá. Entendo que os pais precisam trabalhar, mas não consigo entender como conseguem deixar um bebê o dia todo aos cuidados de terceiros. Precisam mesmo trabalhar o dia todo? Não tem como trabalhar meio expediente? Ou optarem por um trabalhar enquanto o outro fica mais presente com a criança? Sinceramente, sei que as coisas não andam fáceis, financeiramente falando. Mas e a vida destes pequenos? Eles precisam de amor e atenção da família e não um lugar para passar o tempo.

Observo que as crianças que ficam na escolinha do meu menino por um período maior são mais carentes, além de uns semblantes tristonhos… é de apertar o coração. Isso sempre me incomoda muito. E vejo que não estou errada ao pensar nisso. Vira e mexe me deparo com um texto de psicólogo ou especialista no assunto “família”, questionando sobre a “qualidade do tempo”.

Qualquer tarefa para alcançar qualidade é preciso tempo e dedicação. Qualidade do tempo não existe sem quantidade. Nada adianta passar um terço do dia com a criança ou menos que isso, dando outras recompensas como coisas materiais para achar que vai suprir algo. Nada adianta assentar com a criança sem olhar nos olhos e conhecer aquele serzinho direito. A criança precisa de cuidado e muita atenção. Ela não precisa de dinheiro, tablet, televisão, babá ou escola se não tiver pais presentes. Tudo isso pode complementar a vida infantil, mas jamais devem estar em primeiro plano.

Nós adultos sabemos que na vida não se pode tudo. Temos que fazer opções. Para quem não tem mesmo a opção de diminuir a carga horaria no trabalho ou deixar de ganhar um pouco mais para poder dedicar à criação dos filhos, lembre-se você ganha de um lado e perde do outro e não há dinheiro que pague você poder ver e curtir seu filho crescer.

Deixe uma resposta

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.