por Andrea Fraguas

Essa é uma peça que não pode faltar no seu guarda-roupa, o famoso pretinho básico.

A revista Vogue, em 1926, publicou uma ilustração de um modelito do que hoje denominamos pretinho básico, idealizado, nada mais, nada menos, por Coco Chanel, a diva da moda mundial. Ele se eternizou através de celebridades famosas como Audrey Hepburn, eternizada como Bonequinha de Luxo, quamdo usou um pretinho maravilhoso, idealizado por Givenchy. A sempre elegante Jackeline Kennedy também usou o vestido preto.

É inteligente ter uma peça como essa no seu guarda-roupa, porque ela se multiplica, dependendo do acessório utilizado com ela. Se você opta por vestí-lo com pérolas e saltos alto , ele se sofistica podendo ser usado em eventos mais formais. Por outro lado, se usado com um maxicolar bem colorido ou uma super echarpe, ele torna-se mais casual. É só saber combinar.

Como o vestido preto básico, é uma peça atemporal, procure comprar uma peça de boa qualidade, de preferência, confeccionado com um bom tecido e forrado, pois o caimento é bem melhor. Caso ele não seja forrado, utilize uma lingerie, adequada, para que ele não marque muito. Lembre-se também de analisar o seu formato de corpo para comprar uma peça que favoreça sua silhueta..

Por exemplo: se o seu formato de corpo é triângulo invertido, um modelo cuja a saia é mais rodada ou, com a modelagem tipo A ( A line), com certeza, será mais favorável a você.

Eu sei que o vestido preto é uma super peça, mas tome cuidado para não ficar na zona de conforto e só usar este item do seu guarda-roupa em todas as ocasiões.

Andrea Fraguas, consultora de imagem e estilo, certificada pelo FIT-NY. Minha missão é ajudar as pessoas a sentirem bem com sua imagem pessoal.