por Lu Azevedo

Os pincéis de maquiagem são ferramentas importantes para correta aplicação dos produtos além de evitarem o desperdício de material conferem um excelente resultado na maquiagem.

Existem dois tipos de cerdas: as naturais e as sintéticas. As naturais são mais macias, deslizam facilmente e não irritam a pele. As sintéticas são feitas de náilon, não tão macias, mas tem toda a qualidade também, desde que sejam usados de forma correta.

Os cuidados com a higiene dos pincéis são essenciais. Na hora de limpar os pincéis, lave-os com produtos neutros, e deixe-os secar naturalmente para não danificar as cerdas. Devem ser lavados pelo menos uma vez por mês mas se aplicados em outras pessoas o correto é fazer a higienização logo em seguida.

Ser bem organizada é fundamental. Nunca deixe seus pincéis jogados de qualquer maneira em bolsas ou gavetas, o correto é ter um espaço só para eles, em nécessaire com compartimentos específicos e separados dos demais produtos.

Veja os tipos de pincéis básicos que toda mulher tem que ter:

Pincel para base: o melhor para a aplicação de base é o achatado, pois confere uma pele perfeita evitando excessos e desperdícios de produtos.

(foto aqui)

Pincel para pó compacto: este pincel deve ser o de ponta extra-larga pois tem um alcance maior, facilitando a aplicação do pó por todo rosto.

(Foto aqui)….

Pincel para blush: o modelo perfeito é o chanfrado, com cerdas naturais para marcar melhor as maças do rosto o que permite uma correta aplicação deste produto.

Pincéis para sombras: Prefira os de cerdas naturais e com formato arredondado para melhor esfumar o côncavo dando um efeito de leveza e melhor aplicação das sombras.

Pincel para lábios: este deve ser com cerdas curtas e firmes e a ponta levemente achatada para facilitar o contorno dos lábios com precisão.

Pincel para sobrancelhas: o mais comum é o chanfrado achatado, para preencher eventuais falhas e acertar os pelos da sobrancelha.

Pincel para delineador: Este pincel possui cerdas bem finas e curtas para dar segurança ao realizar o traçado.

Beijos da Lu Azevedo.

Lu Azevedo é advogada que, por amor ao universo da maquiagem, decidiu se tornar Make Up Artist. Maquiadora profissional, ela tem um estúdio próprio em Pouso Alegre e um blog no qual dá dicas sobre beleza e cuidados com a pele. Conheça mais sobre o trabalho da artista em: www.luazevedo.com.br