por Rita Jardim*

Se você acredita que o verão é o principal inimigo de fios saudáveis, errou feio. O outono não fica atrás. Afinal, é nessa época que a gente mais abusa dos secadores e chapinhas. Resultado? Cabelos danificados e cheios de pontas duplas.

Existe sim diferença de textura e de queda no cabelo no verão e no outono. Há causas comportamentais e fisiológicas para esse evento. Uma das principais causas, que além de ser a mais importante, ainda por cima pode ser melhor prevenida, é a falta de cuidados que a maioria das pessoas deixam de ter durante o verão. Época que está mais relacionada a férias, praia, piscina, dieta inadequada, poucas horas de sono…

Outra causa, que aí não temos controle, é que durante o verão, a luz solar estimula maior produção de melatonina. Assim, o cabelo cresce mais no verão e, no fim desta estação e no início da próxima, haverá menos estímulo da luz solar e portanto, aqueles fios que cresceram mais rápido, irão cair após alguns meses. Esse é um evento esperado e os fios que caíram serão substituídos em breve por novos fios.

Cuidados com o cabelo
O cuidado deve começar já na lavagem, que pede água morna, nunca escaldante. Altas temperaturas estimulam a produção de gordura pelas glândulas sebáceas e fazem os fios ficarem pesados, colados à cabeça.

Dica prática: se o banheiro ficou com o espelho todo embaçado, você demorou demais no banho e/ou a água estava muito quente. Não fique com a cabeça debaixo do chuveiro o tempo todo, apenas para enxaguar o cabelo, assim você tenta evitar o contato exagerado do couro cabeludo com essa água quente.

Sempre use condicionador nos cabelos. Se você tem cabelos muito finos ou muito oleosos, use apenas nas pontas, mas sempre use. Os xampus abrem as cutículas dos fios e os condicionadores as fecham. Assim, eles estarão menos desprotegidos ao longo do dia. Você pode optar por condicionadores sem enxágue, os conhecidos como “leave in”, e dê preferência para os produtos com filtro solar para proteger seus fios.

Caprichar na hidratação semanal também é fundamental. Aplique primeiro a máscara, enxágue bem e depois passe o xampu. Finalize com o condicionador nas pontas. Ampolas de tratamento rápido podem ser usadas,  mas quinzenalmente e apenas no comprimento, longe da raiz.

Na hora de secar, atenção redobrada: depois de aplicar um produto termoativo, que protege os fios do calor, mantenha o secador a um palmo dos fios e não deixe que o jato de calor fique muito tempo numa única mecha. Se for fazer chapinha, certifique-se de que o cabelo está muito bem seco, do contrário suas madeixas vão fritar literalmente. E o toque final, aplique gotinhas de sérum para reconstruir as pontas.

Rita Jardim
(35)3214.1675
Av. Salum Assad David, 20 | Santa Luiza

Acompanhe as transformações no salão pelo IG Rita Jardim

 

Deixe uma resposta

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.