por Andrea Fraguas

O calor vem chegando e pelos sinais meteorológicos teremos dias muito quentes. Aí pinta a vontade de ir para piscina, praia e cachoeiras. Hora de comprar biquíni ou maiô novo. Surge o dilema: qual peça me veste melhor? Cada um tem um formato de corpo diferente e deseja realçar ou camuflar determinadas partes do mesmo.

Não crie neuras, que seu corpo está assim ou está assado. O mais importante é sentir bem consigo mesma, e aproveitar os momentos de lazer com amigos. O seu poder de sedução não está no seu corpo, mas no seu charme, na alegria e na energia positiva que você emana. Existem mulheres com corpo escultural, mas com muito pouco a oferecer. Pense nisso.

Por isso hoje vou dar algumas dicas que podem ajudar na hora de comprar o biquíni ideal e depois é só brilhar sob o sol.

Busto pequeno: Prefira os sutiãs com bojo e com sustentação. Os modelos meia-taça também podem criar uma sensação de mais volume nos seios. Você pode optar por estampas, principalmente de bolas, babados e franjas  na parte superior do biquíni. Sutiãs tomara-que-caia, vestem muito bem para quem tem pouco busto.

Busto muito grande: Opte por cores lisas e mais discretas. Sutiãs com alças mais largas irão dar mais sustentação. Os decotes V ajudam a disfarçar o volume, porém não devem ser muito profundos.

Neste caso, a sustentação nos sutiãs também colabora para que os seios não fiquem com a sensação de caídos. Não compre tamanho menor que o seu manequim, pensando em “apertar” os seios, pois isto colabora para que eles “saltem” para fora, criando um resultado muito pior.

Barriga proeminente: Procure chamar atenção para a parte superior do biquíni ou maiô, como um decote mais profundo, babados, ou até mesmo estampas ou um cor mais chamativa. Preste atenção na qualidade do tecido, pois teve ser de excelente qualidade com uma lycra que ajude a segurar a barriga. Neste caso uma peça inteira pode te deixar mais elegante, mas se você escolher 2 peças, escolha uma calcinha mais alta, com a lateral larga. Estas dicas também servem para quem possui flacidez e estrias na barriga.

Ombro muito largo: Escolha biquínis que você possa amarrar atrás do pescoço, pois cria linhas que  disfarçam o tamanho do ombro, tipo frente única. Evite tomara-que-caia.

Bumbum muito pequeno: Use e abuse das listras na horizontal e estampas grandes, detalhes na calcinha como babados, tachas, laços podem trazer volume para a região. Evite estampas escuras e modelagem grande, pois irão esconder o que já não existe.

Quadris largos: escolha a parte debaixo em cores lisas e de preferência mais escuras, é interessante, usar a parte de cima colorida e estampada em contraste com a parte inferior mais discreta, principalmente, se você tiver o formado de corpo pera, grande nos quadris e pequena nos seios e ombros. As calças mais cavadas nas coxas disfarçam os quadris grandes. Evite babados, laços e detalhes em geral na calcinha. O sutiã com alças tipo frente única, cria uma impressão de ombros largos, equilibrando a silhueta.

Andrea Fraguas, consultora de imagem e estilo, certificada pelo FIT-NY. Minha missão é ajudar as pessoas a sentirem bem com sua imagem pessoal.