Por Alessandra Espanha

É comum as pessoas ficarem indecisas sobre como utilizar o guardanapo de tecido no restaurante ou num jantar mais formal. Aliás, o guardanapo de tecido é um “qualificador” do seu evento: se quer mostrar, logo de cara, que o evento é formal e de classe, monte sua mesa com o acessório. Reuniões informais dispensam seu uso.

Mas a questão aqui é sobre como ele deve ser manuseado. Seguindo as regras de etiqueta, faça assim: ao sentar, a primeira coisa que se faz é desdobrar o guardanapo e colocá-lo no colo. A principal função dele é manter guarnecer quem come e manter a higiene da refeição.

Cuidado, porque o anfitrião pode ter escolhido a opção – muito comum, inclusive – de colocar o guardanapo de papel dentro do de tecido. Isso evita, por exemplo, que eles fiquem com manchas de batom ou vinho logo no início do evento. Ele deve ser usado com leves pancadinhas na boca e nunca esfregando.

Se o tecido for engomado, deixe-o dobrado na horizontal, pelos vincos, para que não escorregue. Sempre que for levar o copo à boca passe antes o guardanapo nos lábios, exceto mulheres com batom, neste caso use primeiro o guardanapo de papel.

Se ele cair, em um restaurante, espere que o garçom volte à mesa e peça para que seja trocado. Em casa, coloque-o discretamente no colo. Em coquetéis, pegue os canapés ou salgadinhos com a mão: o guardanapo serve apenas para limpar os dedos e os lábios antes de levar o copo à boca.

Se precisar levantar da mesa durante a refeição, lembre-se de colocar o guardanapo sobre a toalha, à esquerda do prato, sem dobrá-lo. Ao fim da refeição, após o cafezinho, faça o mesmo.

PERFIL WE, cada um tem o seu e nós temos as melhores dicas.
Acompanhe na programação da Rede Record nos intervalos do Fala Brasil, Hoje em Dia e Programa da Tarde as próximas novidades e leia com exclusividade as dicas aqui no portal.

Perdeu a programação da semana?
O vídeo já está disponível no canal do Perfil WE no YouTube.

Deixe uma resposta

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.