por Alessandra Espanha

Você sabe quando e como chamar o garçom? Então descubra agora na quarta dica da série Etiqueta em restaurantes do Minuto Perfil WE.

Depois que estão todos acomodados, geralmente quem fez o convite e escolheu o restaurante para o encontro fica responsável por tudo, inclusive chamar o garçom e fazer o pedido. É importante que você o conheça pelo nome para evitar o famoso psiu, psiu…

Aproveite aquele momento que ficou esperando por sua(s) companhia(s), se apresente e pergunte o nome do garçom. Lembre-se que ele não está ali exclusivamente para atender você. Nada de chama-lo de chefe, amigo, assobios ou estalar os dedos. Um gesto discreto com as mãos deve bastar. Senão quando ele passar perto, o máximo que dá para se dizer ao chamá-lo é um “por favor” sem espalhafato. Deseje boa noite, peça o cardápio, esclareça as dúvidas e chame-o de volta quando já tiver se decidido.

Quando ele lhe servir, agradeça-o educadamente. Se necessitar dos serviços dele novamente, não hesite em chama-lo, mas mantenha a discrição

Deve-se gratificar serviços em restaurantes de acordo com a tabela do recinto, mesmo que a gratificação seja opcional. Isso é elegante e demonstra o grau de reconhecimento e contentamento com o garçom. Mesmo nos restaurantes onde não se cobra nenhum tipo de gratificação, ofereça uma gorjeta, afinal, o garçom e todos os outros funcionários estiveram à sua disposição durante todo o momento.

PERFIL WE, cada um tem o seu e nós temos as melhores dicas.

Perdeu a programação da semana?
Leia com exclusividade as dicas aqui no portal perfilwe.com.br e assista este e outros vídeos no canal YouTube.com/PerfilWE

Deixe uma resposta

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.