por Iris Melo

Tecnologia foi a inspiração da última edição do maior evento de moda de Minas Gerais – o Minas Trend Preview – realizado no Expominas, em Belo Horizonte. No salão de negócios e nas passarelas do evento 34 grifes apresentaram as tendências da temporada primavera/verão 2013/2014 nos segmentos de vestuário, calçados, bolsas e bijuterias.

Na essência da palavra, tecnologia significa habilidade para satisfazer as necessidades humanas. A Minas Week propôs, nesse sentido, a compreensão e tradução desse fenômeno contemporâneo em suas amplas possibilidades da moda.

Muita transparência, ricos bordados, fendas frontais, microssaias e os clássicos preto e branco, amarelo, laranja, azul e verde foram destaques na passarela logo no primeiro dia de desfiles com as marcas: Apartamento 03, Vivaz, Mabel Magalhães, Arte Sacra, Última Hora, Patricia Motta, Victor Dezenk, Essenciale e outras mais.

Tratando-se de bijus, “Eu carrego uma Cruz”, influência do estilo barroco, em alta nos acessórios, foi peça indispensável junto aos modelos. A utilização da Cruz como ordem do momento, nos mais variados e estilosos formatos, chamou bastante atenção.

Outro destaque foi a composição monocromática de tom sobre tom, do brilho com o opaco. Tudo isso com estampas florais psicodélicas, a mão, com grafismo, rebordadas ou drapeadas. Nada como investir no inverno de olho no verão.

As frescuras da estação de mais calor chega com tons fluo/néon para acender os looks discretos ou peças inteiras insinuantes, tornando as produções arrojadas.  Ainda para o verão, biquínis com estampas de floragem da Ninfa de Gaia, com bojo e saias longas em seda. Luxo, também, são os maiôs com tiras duplas na frente e nas costas, assim como os biquínis com sutiãs frente única e calcinhas com tiras laterais sempre em tons vibrantes, que combinam com o bronze das praias e o calor tropical brasileiro.

E as bolsas, peça indispensável no universo feminino, chamam, no verão, LIBERDADE. As coleções de bolsas e sapatos apostam em várias propostas e linguagens, da básica à sofisticada, do look neutro e delicado ao marcante, do provocante ao apelo natural do arrojado. Não somos nunca a mesma mulher. Temos o desejo de inovar, de mutação, de estarmos diferentes a cada momento. As bolsas do verão traduzem muito bem esse sentimento.

Nos calçados as cartelas de cores são dos tons pastel, chamados candy colors, ao laranja, rosa, nude, amarelos, metalizados, fluorescentes, envelhecidos ou não. Detalhes em metais no corpo dos sapatos e das bolsas aparecem praticamente em todas as coleções, sobretudo em peças com spikes (pontiagudas) que apontam cabedais e traseiras nos sapatos. Um elemento que faz referência ao universo do rock, de linguagem forte e impactante.

Não poderia deixar de mencionar que além do couro de textura finíssima e leve, as estampas de bichos continuam semelhantes às do inverno, como as de lesar, verniz, ráfia, aplicações de pedras e cristais. A moda incorpora todos os materiais supracitados, do vestuário às bijus.

Minas Trend foi show! Os “modelitos” desfilados nas passarelas mineiras foram elaborados pelos melhores designers de moda que apostam em um verão com visual contemporâneo, metalizado, efeito espelhado, o que favorece o diurno e noturno!

O que vimos por lá trata-se de variedades. De lenços no pescoço (Adolfo Domingues) aos lenços nos braços por Vítor Dzenk. Minas Trend nos trouxe uma moda arrasante, democrática e pessoal. Foi vibrante a semana da moda mineira em sua 12º edição.

Tudo que reluz é ouro e o todo que brilha é a mulher!

Brilhante como aguardamos o próximo verão.

Muito Glamour e grande beijo!

Deixe uma resposta

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.