Maquiagem: Passo a passo para uma pele perfeita

por Cecília Lelo*

Manter a naturalidade sem pesar na aparência é um dos segredos e dificuldades de uma maquiagem feita na medida. Aplicar os produtos gradualmente e sem excesso são hábitos que ajudarão no resultado final. Preparar a pele é primordial para qualquer maquiagem e, para isso, o trio – base, corretivo e pó – é imbatível

Base
A base é o personagem principal na preparação da pele. Com ela, você consegue deixar sua pele lisinha, amenizando toda a imperfeição como espinhas, manchas e olheiras. Ela pode ser aplicada com pincel ou com os dedos, sempre aos poucos para não pesar na aparência.  Devemos começar pela testa fazendo movimentos circulares sempre de dentro para fora. Nas demais partes do rosto, iniciamos pelo centro e vamos diluindo o produto para as laterais. A boca não deve ficar de fora, além de neutralizar sua tonalidade para melhor fidelidade da cor, garantimos maior durabilidade do batom.

IMPORTANTE: a tonalidade da base é muito importante. Ela deve ser testada no centro do colo e ter exatamente a mesma cor para que a preparação da pele fique perfeita. Por que no colo? Porque o rosto deve estar na mesma tonalidade do colo para que o resultado final seja natural e homogêneo. O filtro solar, item indispensável nos dias de hoje, acaba deixando a tonalidade da pele do rosto mais clara do que a do colo e você não vai querer cometer o tradicional erro de sair por aí com o rosto de fantasma, vai?

Corretivo
Em seguida, é a vez do corretivo. O corretivo é um complemento da base e deve ser aplicado somente nos lugares onde ela não conseguiu corrigir.

As olheiras ganham destaque na aplicação do corretivo e também as pálpebras, caso elas tenham um tom mais escuro. Contorno do nariz, da boca, manchas e acnes também devem ser corrigidos. Ele deve ser aplicado com leves batidinhas sobre estas imperfeições.

Pó translúcido ou compacto
O pó funciona como “complemento” na preparação da pele e “fixador” da maquiagem. Cuidado com a quantidade, pois o excesso pode dar um ar “envelhecido” à maquiagem.  Procure tirar o excesso de pó do pincel antes de aplicá-lo no rosto.

O ideal é que apliquemos o produto somente na zona T da face. Deixar as laterais do rosto com um pouco de brilho traz naturalidade e viço à pele. Demonstra saúde e é lindo!

Blush
O blush devolve o efeito “saudável” do rosto que a base removeu. A aplicação clássica é feita na parte saliente da bochecha, sempre removendo o excesso do pincel antes.

Agora sim, pele homogênea, natural e perfeita! Próximo passo? A maquiagem propriamente dita, com suas cores, texturas, formas e muita criatividade. Pura arte!

Semana que vem estarei de volta! Beijos!

PErfil

 

 

Deixe uma resposta

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.