por Iris Melo

Durante os dias do maior festival de música do planeta, o Rock In Rio, o que não faltou foi estilo e ousadia nos modelitos de quem esteve na Cidade do Rock, na capital fluminense. O evento que reuniu grandes nomes da música e um público gigantesco foi palco de verdadeiros desfiles de looks incrivelmente originais e propícios à ocasião.

Em eventos desse porte e de tamanha variedade musical, do puro Rock ao Pop, a roupa ideal tornou-se questão de adaptações inspiradas nas bandas ou cantores favoritos. Num dia de puro rock, por exemplo, onde se apresentaram Metallica, Sepultura e Alice in Chains, o preto foi a cor dominante. Looks de puro arraso, já que não se tratava apenas de vestir um preto básico, mas personalizá-lo com acessórios (chapéus, óculos, lenços, braceletes), uma maquiagem penetrante e, claro, muita atitude.

Pela TV observei as muitas variações dos looks nos diferentes dias do Rock In Rio, que mesclavam-se entre o super autêntico e o básico. Lindas garotas de vestidos de renda, curtinhos, soltos e leves, inspiradas, talvez, nos festivais gringos. Houve quem ousou mais e mostrou o Brasil em sua roupa, com vestidos em grandes estampas, estilo tropical e sapatos básicos como sapatilhas e rasteirinhas.

Num ambiente onde quase tudo era permitido, tenho que ressaltar o look de maior sucesso: as T-shirts e os regatões. Primeiramente porque são peças puramente confortáveis e, depois, porque combinam facilmente com quase todos os acessórios, shorts, saias e calças. Dos artistas aos anônimos essas duas peças foram, sem dúvidas, uma grande tendência desse delicioso festival.

Figuras caricatas completavam a ordem maior de diversidade nos looks do Rock In Rio. Alguns ousavam nas maquiagens, lembrando os rostos pintados da banda Kiss, por exemplo, e outros, mais contidos, demonstravam suas paixões com as camisetas de suas bandas: Ramones e Iron Maiden (banda que se apresentou no festival).

Em dias de estilo musical mais Pop, como na estreia do evento, na sexta-feira, dia 13 de setembro, onde se apresentaram nomes como a baiana Ivete Sangalo e a musa internacional Beyoncé, sobressaíram-se as meninas que optaram por um look moderno, básico e confortável. Assim, os shorts básicos com camisas mais femininas, coloridas, combinando com uma botinha de cano curto e os acessórios (óculos, pulseiras variadas, brincos mínimos, um colar com tema religioso) foram indispensáveis.

E a maquiagem? O que seria mais ideal para eventos dessa proporção? Pois bem, queridíssimas leitoras, assim como a roupa perfeita, a melhor make é questão individual, nesse caso. Claro, é sempre bom lembrarmos que possivelmente você ficará horas nesse ambiente, geralmente no calor, e, portanto, não valeria a pena carregar sua maquiagem, assim como não valeria a pena utilizar um salto alto ou uma jaqueta pesada de couro.

A maquiagem deve acompanhar o que estamos vestindo. Quem optou por um look mais Rock in Roll, baseado no preto e em acessórios com spikes, pôde ousar mais na maquiagem, principalmente utilizando-se de tons mais escuros nas sombras, por exemplo, e uma boca bem marcada com um batom vermelhão. Por outro lado, as garotas que preferiram um look mais moderno e solto, como os vestidinhos de renda ou regatões, puderam usar uma make mais eclética. Esses looks combinam bem com tons amenos e discretos, principalmente se houver mais acessórios compondo o look.

O Rock In Rio é uma amostra de que tudo é possível no universo da moda, desde que tenhamos bom senso e atitude. Pessoas que optaram pela tradicional calça jeans e um confortável tênis demonstravam suas personalidades daquela forma. Assim como garotas “metaleiras”, de longos cabelos pintados em roxo, mostravam a que vieram. Isso era o mais importante. Isso é um look must!

Não posso deixar de comentar dos 3 acessórios mais utilizados durante o Rock In Rio, ao meu ver. (1) Óculos escuros: quase que unanimidade entre os presentes. Dos mais redondos, no estilo hippie, aos maiores e quadrados, no estilo diva. (2) Chapéus, do cowboy ao panamá. (3) Bolsa saco, ou pouch bag – com formato arredondado e fecho de cordas (efeito franzido).

Ah… não poderia finalizar sem antes falar um pouco do look deles. Sem dúvida, os homens também arrasaram na Cidade do Rock. Dos que desbravaram os dias de rock vestidos de forma básica e simples aos que esbanjaram charme com calças de couro ou jeans colorido. Os acessórios também fizeram sucesso entre os rapazes. Óculos, boné ou chapéu, e modernas pulseiras juntas de estilosos relógios. Destaque para as camisas, em xadrez, amarradas na cintura e as camisetas bem despojadas.

O Rock In Rio foi puro astral! Impossível não cantar e se emocionar com os clássicos de Bon Jovi e Bruce Springsteen. Dançar e se impressionar com as divas Beyoncé e Alicia Keys. Se orgulhar e sorrir com os nossos artistas brasileiros, em especial Skank e Jota Quest, nossos mineirinhos, além do grande homenageado do Rock In Rio 2013, o eterno Cazuza.

A música tem uma incrível capacidade de nos aproximar uns dos outros e, principalmente, de nos trazer alegria. Por isso, sem julgar estilos e gostos, vamos aproveitar dos talentosos artistas que propiciam momentos de muita animação e entusiasmo.

E lembre-se, antes de escolher o look perfeito para qualquer show que irá assistir, pense primeiro em ser feliz!

Então, é isso!
Até a próxima!

Deixe uma resposta

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.