Por Alessandra Espanha

Às cores e sabores, um brinde! Os coquetéis são o convite ideal para curtir as temperaturas quentes e podem ser servidos nas mais variadas situações.

Se você for servir drinques e canapés antes do jantar, programe o início da refeição para cerca de uma hora depois do especificado no convite. Eles podem ser servidos num balcão de bar, em mesas de bufês ou em bandejas trazidas pelos garçons.

Os drinques devem ser servidos cerca de 20 a 30 minutos antes do jantar. Essa providência, inclusive, é muito comum e conveniente quando um dos convidados se atrasa. Já os drinques depois do jantar dão um toque bastante cordial à recepção.

Os drinques que levam espumante e suco de frutas, suaves e coloridos, são perfeitos para dar boas-vindas aos amigos e para consumir a qualquer hora. Os mais secos, como um Dry Martini ou Negroni são a opção ideal para servir antes das refeições. Os coquetéis mais doces, em especial se levarem creme de leite ou leite condensado, devem ficar para depois da refeição.

Outro detalhe a ser levado em conta ao servir coquetéis é o copo em que vai cada um deles. Há muitos copos e taças diferentes, mas os principais são o Collins ou long drink (copos altos, com capacidade de até 400 ml); o Old Fashioned (mais baixo, semelhante ao copo de uísque, em geral com a boca levemente mais aberta); a taça Martini (de formato clássico, enviesado), e a flute (fina e alta, para drinques com espumante).

O anfitrião pode servir o café à mesa ao mesmo tempo em que, numa bandeja à parte, oferece licores, brandy e conhaque, em seus respectivos copos. Se o café estiver sendo servido na sala de estar, a bandeja com os drinques pode ficar sobre uma mesinha ou um aparador. Tanto o anfitrião pode servir a cada um, como todos podem servir-se individualmente.

PERFIL “WE”, cada um tem o seu e nós temos as melhores dicas.
Acesse nosso canal no YouTube.com/PerfilWE para assistir nossas dicas e leia aqui no portal perfilwe.com.br

Agradeço aos parceiros:
Banana Filmes Produções.
Figurino Nana Kokaev (que você encontra com exclusividade na Loja Elisa Lucinda em Varginha).
Acessórios Juliana Galvão Design.