por Iris Melo

Essa discussão deve ser destaque! Evitar acessórios exagerados, decotes, transparências, muita maquiagem e perfumes fortes ficam out. Você não precisa vestir a última tendência, mas estar num look bem elaborado favorece. Vestir-se de forma relaxada pode representar ponto a menos para você.

Cada carreira exige uma atitude e um guarda roupa diferente. Identifique o perfil da empresa e do cargo. Valorize seu estilo e acompanhe a evolução das tendências e comportamentos. Ideal nos ambientes das grandes corporações, instituições financeiras, órgãos públicos e escritórios de advocacia são as peças com bom corte de alfaiataria como ternos, tailleur, vestidos, camisas de algodão, linho ou seda, vestidos envelope, suéteres ou casacos de lã. Cores neutras e acessórios clássicos são essenciais. Ambientes como multinacionais, áreas financeiras, marketing, RH e companhias que lidam com clientes corporativos o mais indicado são roupas confortáveis, saias lápis, chemisier, pantalona.

Cargos como relações públicas ou áreas sem contato com as pessoas de multinacionais e consultorias, estão liberados para a utilização de blazer, camisa pólo clássica e o jeans skinny de lavagem escura. No caso de um cargo informal como designer, professor e atendimento ao público (vendedores, caixas, publicitários, entre outros) invista no mix de estilos. Peças como jeans boyfriend com barra dobrada, cardigan listrado, blusa de algodão.

Sapatos, bolsas e pasta de trabalho devem ser impecáveis, não demostrando nenhum desgaste de uso. Acessórios tipo “Hello kitty” nem pensar! Vão dar a impressão de que você pegou emprestado da sua filha. Bolsas pequenas de mão também não são indicadas. Opte por estar bem vestida e clean acima de tudo. Use sapatos confortáveis, mas rasteirinha nem pensar!

O sucesso de uma boa imagem profissional deve-se à correta comunicação de características essenciais como confiabilidade, competência e profissionalismo. O cuidado com a adequação do visual indicado a cada ambiente, seja formal ou descontraído, é o grande trunfo para negócios e ascensão na carreira. Uma pergunta que não se deve calar é: “o que quero transmitir com a minha roupa?”.

Cada complemento transmite coisas positivas e negativas, lembrando que o vestuário adequado valoriza os atributos pessoais e é uma forma de respeito com colegas, parceiros comerciais e a si mesmo.

Uma situação que merece todo o cuidado e bom gosto é o uso de ternos. As modelagens devem ser clássicas, bem definidas, cores escuras, risca de giz, se possível tecido italiano chamois. Camisas de preferência lisas, claras ou de riscas finas, que irão compor um visual bacana! Gravatas? Ah… gravatas recorram sempre as tendências do momento, elas transformam o visual para algo esplêndido ou terrível.

Saber carregar um terno não é para qualquer um! Para os jovens, blazers acentuados e calças justas. O sapato fica a critério do estilo. Porém, para executivos, empresários, políticos e autoridades, o clássico é fundamental.

Os blazers possuem um diferencial exclusivo nos padrões chamois, veludo liso etc. Calças de sarja com cores sóbrias, em tons de cinza e café compõem um look completo, um must! Sugiro para os homens de bom gosto, ternos desde os tons tradicionais ao fondue, rato, café, petróleo, acompanhados de gravatas em tons quentes e vibrantes.

E, então, nos dirigindo a uma nova oportunidade profissional, nivele por cima. Barrigudinha forçando a camisa ou roupas muito justas causam impressão pior do que roupas um pouco mais soltas no corpo. Tente sempre utilizar no ambiente profissional roupas com corte específico e se adeque à sua realidade. Ficam as dicas!

Como nosso tema foi look de trabalho me reportei ao profissional, dando um pouco mais de destaque para os homens. Ainda assim, eu não poderia deixar de relatar que a estação traz peças a compor diferentes produções para o dia a dia, seja social, profissional, compromissos noturnos e até baladas.

Até a próxima! Beijos.

Deixe uma resposta

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.