por Alessandra Espanha
O verão brasileiro é sempre promessa de sol e calor, mas nos últimos meses ele superou as expectativas. Com as temperaturas mais altas dos últimos 40 anos, estamos todos derretendo no dia a dia (eu que o diga!). As roupas sociais têm grande parcela nesse sentimento de “estou assando”, pois ainda são indicador de elegância e boa conduta no trabalho. Mas a boa notícia é que, dependendo do estilo da empresa, a calça pode ser substituída por outros looks.
Tudo começa com “bom senso”. Se você fizer uso dele é possível trocar o figurino da calça pelo short ou bermuda sem que haja quebra do ar profissional. Mas, procure saber se o seu ambiente de trabalho comporta a troca.
Agora, se você pode fazer a troca, não perca tempo e personalize o visual do terninho com um short. É moderno e charmoso. A combinação com camisas de seda e blusas mais soltinhas também não deixam erro. E se seu ambiente de trabalho é mais despojado, vale até uma sobreposição de regatinha com um colete. Até porque um frescor na temperatura e no look sempre caem bem.
Prefira as bermudas ou os shorts de tamanho intermediário. Os curtinhos e justos não devem te acompanhar ao trabalho. Use sempre o equilíbrio entre as peças para não errar a mão e eleja tecidos mais leves e frescos.
Peças mais clássicas, como blazers ou jaquetas, quebram a informalidade do look, fazendo com que eles fiquem adequados a várias ocasiões profissionais, como as reuniões, por exemplo.
Aqui no escritório a moda já pegou. Mas, pra você que ainda tem alguma dúvida para mesclar as peças com looks como este, ficam algumas dicas.
COMBINAÇÃO LEGAL: O segredo para acertar com bermuda no escritório é combiná-la com algo que deixe seu semblante sério e despojado ao mesmo tempo. Um blazer em tons neutros, por exemplo, garante a classe do visual e permitem frequentar qualquer ambiente.
NA ALTURA CERTA: Os cortes slim sempre são uma boa pedida, não há como negar. Mas há alguns cuidados que precisam ser observados. O mais importante é não ficar muito agarrado, nem muito curto – afinal, é um ambiente de trabalho e não um clube.
NADA DE PÂNICO: Atualmente, existem milhares de cores de bermuda. As coloridas fazem muito sucesso, mas não são aconselhadas para ambientes que pedem discrição aos funcionários. Se, depois de muita briga, o diretor finalmente liberou roupas mais casuais por conta do calor, prefira tons pastel e neutros. Para compensar, aposte no linho – é mais fresco que a sarja.
USE MODERADAMENTE: Se o ambiente de trabalho é mais descontraído, aposte em cores claras e vibrantes, além de padronagens tropicais. Elas não só estão em alta, mas também trazem bom humor ao seu estilo.
AMANHÃ É OUTRO DIA: Ainda é difícil ver alguém usando bermudas de alfaiataria no Brasil. Mas isso deve mudar – e não vai demorar. As passarelas nas semanas de moda mundo afora as apresentaram como tendência para o inverno, inclusive.
Espero ter ajudado. Na galeria você pode conferir algumas opções.
Super beijo!
Alessandra Espanha.
[new_royalslider id=”156″]