por Andrea Fraguas

Ao final do ano é o momento de confraternizar. As festas pipocam no escritório, na academia, na empresa ou no clube. É uma época de alegria e amigos ocultos.
Lembre-se que a festa de confraternização, no seu seu ambiente profissional, tem duração de algumas horas, mas o seu trabalho estende-se até o próximo final de ano. A fim de que este clima prolongue-se por muito tempo, é importante que algumas regrinhas de boa convivência sejam respeitadas para evitar transtornos e mal estar entre colegas e amigos.Vamos ver quais são elas?

– Evite piadas de mal gosto ou críticas na hora do amigo secreto.
– Chefes e patrões costumam participar dessas festas, é bom respeitar a hierarquia, não tente ultrapassar os limites.
-Cuidado com a bebida, aproveite, mas com moderação.
-Respeite as colegas do sexo oposto, não avance o sinal.
-Apesar de ser um ambiente mais descontraído, evite roupas transparentes, muito justas ou curtas, afinal, você não está na balada.
-Evite avançar sobre a comida ou bebida, com certeza a festa foi planejada para o número certo de pessoas.
-Se a festa for em local com piscina, não faça brincadeiras de dar caldo ou de empurrar os amigos para dentro da água. Evite acidentes que podem acabar com o clima da festa.
-Evite falar de trabalho nesse dia.
-Não queira ser o centro das atenções, isso não é de bom tom.

Não se esqueça, mesmo que em clima de festa, você está com seus colegas de trabalho. Logo, é uma festa  profissional. Muitas vezes, sem você perceber, você está sendo avaliado de alguma forma por seus superiores, por isso vá com calma, mas não deixe de comemorar.
Boas festas!

Andrea Fraguas, é consultora de imagem e estilo certificada pelo FIT-NY. Sua missão é ajudar as pessoas a se sentirem bem com sua imagem pessoal.