Por Alessandra Espanha

Muita gente opta por realizar festas de aniversário em danceterias, restaurantes ou buffets hoje em dia. Uma situação que sempre gera dúvida, são os presentes e qual o melhor momento para abri-los. Então, nesse caso, o aniversariante deve primeiramente recepcionar todos os convidados no momento em que eles chegam, agradecendo os presentes recebidos e que devem ser abertos mais tarde. Um dos motivos, é para evitar comparações com outros presentes.

Nada impede, porém, que a mãe, parente ou amigo íntimo recebam os convidados à porta, podendo até mesmo receber os presentes e guardá-los, enquanto o aniversariante circula pelo salão.

É importante sempre identificar as pessoas que deram cada presente. Isso será muito útil para você agradecer por telefone ou na primeira oportunidade em que encontrá-las. Geralmente a pessoa que dá um presente fica ansiosa para saber se agradou na escolha e qual foi a reação da pessoa que recebeu. Por isso, agradecer um presente de forma adequada é um sinal de etiqueta e educação.

Você não precisa dizer o que ganhou, basta agradecer o gesto e não o conteúdo. Em vez de falar “obrigada pela pulseira”, é bem melhor dizer “gostei muito do seu presente”. Agindo dessa forma, além de demonstrar a delicadeza, você também vai estar reafirmando sua consideração, respeito e carinho por quem te presenteou.

Separe um local adequado para colocar os presentes. Pode ser uma bela caixa ou uma mesa onde você possa “empilhá-los” de forma que façam parte da decoração da sua festa. Além disso, é necessário que esse aparador esteja próximo ao local de recepção dos convidados, afinal, dessa forma você não precisa se ausentar para guardar os presentes sempre que chegar um convidado.
PERFIL “WE”, cada um tem o seu e nós temos as melhores dicas.
Acesse nosso canal no YouTube.com/PerfilWE e leia com exclusividade aqui no portal perfilwe.com.br

Agradecimento aos parceiros:
Banana Filmes Produções.
Figurino Nana Kokaev (que você encontra com exclusividade na Loja Elisa Lucinda em Varginha).
Acessórios Juliana Galvão Design.