por Iris Melo

Falar de batom é uma delícia! As mulheres amam essa brincadeira de mudar a cor da boca. Gloss, bastão, secos ou de longa duração são procuras individuais. Mas, ouso dizer que hoje é unânime a escolha do gloss pela mulher brasileira, já que este deixa o look mais jovem, a boca mais fresh e a transparência absoluta pra quem não quer arriscar uma textura mais forte.

São milhares de tons e cada mulher pode identificar o seu de acordo com o tipo de pele e estilo.

São cores marcantes: vermelho, berinjela, nude, chocolate, laranja e coral. Se você é supermoderna, descolada e “fashionista”, essa ousadia pode existir, já que faz parte do seu estilo e valoriza seu look. Mas, sem exageros.

Por outro lado, se você prefere um estilo mais comportado, evite cores fortes. Uma dica mega bacana e moderna é passar o batom no meio dos lábios e com um pigmento bronze ou nude, apagar, então, esse contorno. Outra dica é o “pin-up”, aquela boca bem definida que valoriza volume e contorno.

Agora vamos aos hits das tendências de maquiagem para a primavera/verão 2014. Mas, alguém já lhe contou o porquê e quais make ups realmente têm potencial para se tornar hit na próxima temporada?

Venha comigo!

Presente nos desfiles: Salinas, Água-de-coco, Neon, Animale, Triton, Dolce Gabbana, Chanel, TNG, Giorgio Armani, Cristian Dior e Donna Karan o delinear é uma das formas mais práticas e eficazes para evidenciar a beleza dos olhos, principalmente o delineado de “gatinho”!

Ademais, o gosto pelos olhos delineados já estão enraizados no psiquê feminino, que creio eu, fazem parte do nosso “DNA psicológico”. Além disso, convenhamos, seja fino, grosso, duplo ou colorido, delinear os olhos e os cílios até as alturas hoje é um clássico da moda.

Algumas grifes apostaram num “gatinho” alternativo, quase imperceptível, como mostraram a Ellus e Roberto Cavalli (amo!). Já a Cavalera alargou bem os olhos em um look remetente aos anos 70, pertinente à moda hippie que os indicativos nos demonstram ressurgir com presença marcante.

Poucas foram as marcas que apostaram em côncavos demasiadamente marcados sobre as passarelas brasileiras. Mas já se percebe que os famosos tutoriais de maquiagem lançam mão desta tendência, a qual, de fato, não é tão inovadora assim. O côncavo marcado e pouco esfumaçado advém da década de 60, perpassa pelos anos 70 e deságua nos anos 80, em cores inusitadas.

Nos desfiles internacionais, verão 2013, Marc Jacobs se inspirou com leveza na figura icônica de Edie Sedgwick, musa de Andy Warhol. Remeteu ao disco dos anos 80, apostando nos côncavos marcados por linhas verdes e azuis. Felicito-me ao ver esta tendência voltando, já que sempre gostei do efeito do mero lápis delineador descolado ao côncavo da maquiagem.

Que venha, sim, o côncavo com o clássico esfumaçado! Sim, meninas! Demoramos um pouco até nos acostumarmos, mas não é necessário ter extrema simetria entre os olhos.

Vamos apostar nos batons vibrantes e fortes que automaticamente nos remete às cores. O azul do Acquastudio e o preto de Alexandre Herchcovitch são lindos, mas, na minha opinião, somente para passarelas.

Em contrapartida, os rosas da Filha de Gaia, o vermelho da Cavalera, os corais e o alaranjado da Fórum serão usados com larga escala, tanto nos lábios como nos blushs.

Mas falando do nosso dia a dia, no corre-corre do cotidiano, na indecisão da alma feminina, no medo de errar ou ousar, nos dias faltantes de criatividade ou em momentos de preguiça, apostar em looks executados com a simplicidade do minimalismo e com a facilidade de um único tom prevalente são excelentes alternativas, ou seja, olhos negros de gatinho, blush laranja e batom também. Simples e prático!

Na maquiagem para eventos sociais, dias de grande glamour vamos nos “delinear”.

Sombras marrons (clássicas), que nem sei se enquadram nas categorias tendência, a meu ver, são tons genuínos e acompanham o tom da pele e o sombreado dos olhos, compondo com a tendência no fundo alaranjado Osklen, fechou! Bacana demais!

Devo destacar que o verão geralmente trás ondas de dourado, mas vejo que no verão 2014 o prateado vem marcando presença e invadindo as passarelas.

Acredito sim que, por modismo, o prata venha encher os olhos das mulheres. Mas por gosto pessoal, não sou fã. O prateado combina bem com peles claras ou peles bem negras, mas para outras peles não é fácil utilizá-lo. Sombras prateadas, embora venham com força, facilita para que caiamos no erro, no brega…

Finalizando um clássico de verão, um coringa para quem não tem tempo de ir à praia, bronzers e iluminadores, ou bronzeadores iluminados doam ares de glamour e esquentam a cútis de todas.

Mas, porque não aproveitar o verão? Liberte-se das bases e pós pesados! Deixe a pele respirar e o brilho natural aparecer. Usando um bom filtro solar porque não curtir o calor dos trópicos?

As dicas estão expostas, agora é trabalhar nosso look, escolher bons profissionais e ou fazer nossa autoprodução.

Finalizo agradecendo a colaboração neste texto, em especial, do meu cabeleireiro e maquiador, Kléber Aloísio Morais Júnior, do salão de beleza Gracciano Hair.

Até breve e beijos!

Deixe uma resposta

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.