Afinal, o que é estilo?

por Andrea Fraguas

Estilo é a totalidade de quem somos, como nos comunicamos e vivemos no mundo.
É a maneira de expressão das características de um indivíduo.

Gosto muito dessa definição, pois deixa bem claro, que o estilo é uma maneira de comunicarmos ao mundo quem realmente somos.

Outro dia uma aluna me disse: mas tem gente que cada dia está de um jeito. Pois é, das duas uma, ou ela ainda não se encontrou ou, ela pode ter uma personalidade multifacetada.

Em geral a pessoa tem um estilo predominante, com traços de outros estilos. Mas afinal, quais são os estilos básicos? Digo os básicos, por que sobre eles, muitas variações foram criadas. Eles são: esportivo, tradicional, elegante, romântico, dramático, criativo, sedutor (alguns chamam de sexy).

Por que devemos conhecer nosso estilo? Entre outras coisas, seremos mais coerentes com nós mesmos, consequentemente, receberemos respostas mais eficazes aos nossos objetivos. Além do mais, economizaremos dinheiro, ao evitar a compra de roupas e acessórios que realmente não combinarão com a nossa personalidade, que acabarão ficando jogados no nosso guarda-roupa.

O mais bacana é que por ser uma maneira de comunicação, podemos, às vezes, utilizar elementos de um estilo, que não é o nosso, para alcançar um determinado objetivo.

Mas para ilustrar o que estou falando, vamos usar as quatro personagens do famoso seriado, que virou filme Sexy and The City, Carrie, Miranda, Samantha e Charlotte.

Comecemos pela Charlotte. Ela é a personagem que representa o estilo romântico. Usando cores pastéis, pérola e babados, o seu sonho era casar, engravidar e ser feliz para sempre, como nos contos de fadas.

82d620b234d5ef30c54c4e2afea27e99[2]

Samantha é o estilo sexy ou sedutor sem sombra de dúvida, algumas vezes com toques do estilo dramático, quando fazia uso de acessórios muito extravagantes, mas as roupas justas e muito decotadas explicitava seus desejos de sexo casual com homens lindos e sedutores.

53b42e64518af_-_cos-sam-de[1]

Miranda até mesmo por sua profissão faz o estilo tradicional ou conservador com seus ternos alinhados para o trabalho e vestidos conservadores. Nos momentos de lazer ela encarnava o estilo esportivo com moletons folgados e bonés.

385528 09: Actress Cynthia Nixon Stars As Miranda In The Hbo Comedy Series "Sex And The City" The Third Season.  (Photo By Getty Images)

Carrie, a personagem que fez mais fama, interpretada por Sarah Jessica Parker era a criativa, usando combinações inusitadas, mix de estampas, com alguns toques do estilo elegante também, o que tinha tudo a ver com sua profissão, escritora.

main.original.640x0c[1]

 

Acredito ter conseguido mostrar a vocês a força e o impacto que o estilo tem nas nossas vidas, através das garotas do famoso seriado, pois ele, o estilo, fala de você, da sua essência e da sua personalidade, de quem você é.

Quando morava em Nova York, tive a oportunidade de assistir uma aula com a responsável pelo styling das atrizes, Rebecca Weinberg, que recebeu o Globe Awards por seu trabalho na série de sucesso internacional, relatou que esta era intenção, mostrar as várias facetas da mulher nova iorquina, e para que o objetivo fosse alcançado, a escolha do guarda-roupa era fundamental.

Para terminar fecho este post com este texto de Hallie Burnett:

“Não existe estilo certo e estilo errado.Existe apenas aquele estilo que se encaixa na sua personalidade, crenças e no bater do seu coração. O único e mais importante fator para obter um estilo de sucesso é se render de maneira efetiva e convincente à verdade que desejamos estar relacionados.”

Andrea Fraguas, é consultora de imagem e estilo certificada pelo FIT-NY. Sua missão é ajudar as pessoas a se sentirem bem com sua imagem pessoal.