por Andrea Fraguas

Já em postagens anteriores, eu tenho falado sobre como as cores são importantes em nossas vidas. Já pensou como seria monótono, e até mesmo triste, a vida em preto e branco?

Por este motivo, resolvi hoje falar um pouco sobre a psicologia das cores. Muitos setores da sociedade já entenderam, e fazem uso, das cores para colher as respostas que esperam de um determinado público. A publicidade é uma expert neste assunto, usando as cores certas para vender produtos.

Vamos procurar entender, através da psicologia das cores, o que cada cor transmite a você e também a o seu interlocutor, desta forma, você pode tirar proveito de cada cor de maneira inteligente.

Vermelho: assertividade, paixão, estímulo.
Laranja: sociabilidade, energia, vivacidade.
Azul: tranquilidade, sinceridade, honestidade.
Amarelo: criatividade, otimismo, calor humano
Verde: prosperidade, harmonia, bem estar.
Rosa: calma, afeto, sensibilidade.
Branco: pureza, inocência, fidelidade.
Cinza: caráter forte, sábio, confiável, conservador, modesto.
Roxo: suntuoso, artístico, único, místico.
Azul marinho: empreendedor, fidedigno, honesto, organizado, credibilidade.

Sabendo melhor a mensagem que cada cor transmite, você  também pode obter respostas mais positivas de seu interlocutor, principalmente no ambiente de trabalho. Se você trabalha numa atividade mais formal, como em magistrados, instituições financeiras, por exemplo, deve evitar as cores quentes como o amarelo, vermelho ou laranja, as cores frias  transmitem mais autoridade e força.

Se você encontra-se em período de entrevistas de emprego, saiba que o azul marinho e as tonalidades de cinza, podem facilitar bastante o êxito de sua entrevista, pois são cores que transmitem credibilidade, confiança e empreendedorismo.

Não há proibições, é só saber usar a cor certa em cada evento e local.

Andrea Fraguas, é consultora de imagem e estilo certificada pelo FIT-NY. Sua missão é ajudar as pessoas a se sentirem bem com sua imagem pessoal.