por Iris Melo*

“Uma mulher elegantemente calçada nunca será feia”. (Coco Chanel)

Toda mulher tem verdadeira loucura por sapatos. E ele, o sapato, é uma das peças mais desejadas do acervo feminino. A história conta isso! A evolução desse item tão amado pelas mulheres se revela em momentos históricos sociais, culturais e até políticos.

As curiosidades sobre esse adorável companheiro dos pés femininos são muitas e impressionantes. Da Grécia antiga (um sapato diferente em cada pé), passando pelo Império Romano, aos ingleses do século XIV (que usavam sapatos tão pontiagudos que eram considerados um verdadeiro perigo à saúde da mulher). Todas as histórias sobre a utilização dos sapatos por entre os séculos são bastante peculiares. Na França, por exemplo, as mulheres mergulhavam os pés em águas congelantes antes de calçar os sapatos.

Os calçados femininos são únicos por sua variedade e requinte, o que os distingue dos masculinos. São inúmeros os tipos e modelos elaborados pelos fashionistas a cada nova coleção. Ankle boot, bota, scarpin, mocassim, oxford, rasteiras, sandálias, peep toe e demais infinidades de denominações são peças da rotina das mulheres em todo o universo.

O fato é que sapato hoje em dia não é apenas um simples acessório, mas uma peça chave de continuação para um look preciso. Eles podem tornar uma produção perfeita ou destrui-la.

Um vestido incrível se transforma num desastre se a escolha do sapato for incorreta. Da mesma maneira, uma produção bem básica, como jeans e uma camiseta, pode ficar poderosa se o sapato for um arraso…

Não há como negar que os sapatos possuem uma linguagem própria que estabelece padrões sociais e até sugerem interpretações diversas. Modelos e marcas à parte, o sentimento de algumas mulheres por sapatos é algo que realmente transcende a lógica. Eu me encaixo nesse grupo!!! Paixões verdadeiras não têm explicação e se isso faz bem a nós mulheres, então, que se tenha 10, 50 ou centenas de pares de sapatos.

O Brasil, hoje, possui uma grande indústria desses queridinhos femininos, que são fascinantes por sinal, e que deixam muitos designers italianos estarrecidos por sua qualidade. São fábricas espalhadas por todo o país. E feiras que apresentam as últimas tendências e novidades como, por exemplo, a Francal – Feira Internacional de Sapatos e Acessórios, que está acontecendo no Anhembi, em São Paulo.

Impossível falar de sapatos e não mencionar as grifes internacionais que personalidades VIP’s de Minas Gerais como Lê Diniz, Valéria Nogueira e Débora Zandone utilizam. Em resumo, são elas: Cristian Louboutin, Jimmy Choo, Manolo Blahnik, Charlotte Olympia, Valentino (amo) e Chanel.

Ainda assim, em termos de glamour, de moda fashion, os brasileiros exportam talento e bom gosto, em todos os quesitos, como sapatos, bolsas, alta costura e look casual. O mineiro, sem dúvida, se destaca por ser a própria elegância!

Nosso assunto principal são sapatos, mas não poderia deixar a oportunidade para destacar que a somatória de um look perfeito é a composição de um vestuário de bom gosto, com bolsa, acessórios e um sapato moderno, bem elaborado e chique!

Aproveitando, deixo a dica para uma maquiagem ideal que fará do seu inverno pura elegância. Para belas faces, propõe-se uma pele nude e leve, luminosa, cílios nas alturas, sobrancelhas marcadas, batons escuros com tons vibrantes.

Portanto, minhas amigas, com bom gosto temos amplas possibilidades de criar um look inteiramente nacional, dos sapatos às bijus. E não tenha dúvida de que estaremos equivalentes às grandes consumidoras internacionais.

Ah! Ainda sobre a composição do visual perfeito, ressalto que durante a 12ª edição do Minas Trend (que já aconteceu), um dos principais eventos de lançamentos do país, realizado em Belo Horizonte, foram apresentados sapatos, vestuários, bolsas e muitas novidades para o verão 2013/14, que será tema de uma próxima edição.

Estar de bem com a vida é estar de bem com seu corpo, sua mente e seus pés. Um salve ao poder e a paixão das mulheres pelos sapatos.

Eu adoro e você?

Beijo grande e até a próxima!

*Íris Fagundes Maia Melo é colunista da editoria Tendências e escreve semanalmente sobre moda na coluna “Cabide”.

Deixe uma resposta

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.