por Andrea Fraguas

Segundo uma velha tradição europeia, o buquê que a noiva carrega, representa a boa sorte e a prosperidade, logo, deve ser escolhido com muito carinho e atenção. Porém, há que se ter cuidado ao fazer sua escolha, pois, no seu grande dia, quem deve ser o centro das atenções, é a noiva, por este motivo, se o buquê for muito exagerado, todos falarão do buquê e não da noiva. Deve-se criar uma harmonia entre todos os detalhes neste grande dia.

A fim de que você possa brilhar neste momento tão especial de sua vida, aí vão algumas dicas para a escolha do seu buquê.

1. Escolha seu vestido primeiro.

Seu buquê de alguma forma, deve “falar” com seu vestido, ou seja, o desenho final do seu buquê deve combinar com a cor, forma, estilo e corte do seu vestido, por isso, quando você marcar a hora com o florista, não deixe de levar uma foto ou um desenho do seu vestido.

2. Considere o formato e o tamanho do buquê.

O buquê serve para realçar seu vestido e não obscurecê-lo. Ele não deve ser muito grande, pois ele pode esconder detalhes do mesmo. Uma regra de ouro: o seu buquê deverá ser menor que sua cintura para acentuar suas formas. O tamanho do seu buquê deve ser proporcional ao seu tamanho. Se você tem pouca altura não use um buquê muito comprido, pois isto a deixará mais baixa ainda.

3. Coordenação de cores.

Os “cremes” e “brancos”, por incrível que pareça, são difíceis de combinar. Mais uma vez, traga uma foto do seu vestido, ou melhor, traga um retalho do tecido do mesmo. Algumas noivas, gostam de fazer o mesmo esquema de cores da decoração do salão de festas, para o buquê, isto não é obrigatório, pense no vestido em primeiro lugar e em você.

4. Escolha flores da estação.

Algumas flores são encontradas durante todo ano, outras não. As flores da estação podem te ajudar a criar um buquê mais em conta. As flores também possuem significados, procure aquelas que têm mais sintonia com você e com a cerimônia do seu casamento. Copo-de-leite, por exemplo, simboliza a pureza, alegria, prosperidade e iluminação dos sentimentos e emoções, já o lírio está entre as mais antigas flores catalogadas, representa o amor eterno, pureza da alma, inocência, fertilidade e inteligência.

5. Personalize seu buquê.

Peça ao profissional que executará o buquê que a ajude a escolher as flores que mais combinem com sua personalidade. Se você possui uma peça especial, que seja uma lembrança de uma pessoa querida, como por exemplo, um broche de sua avó, peça que a integre ao seu buquê, como colocá-lo na fita que envolve o caule das flores.

Andrea Fraguas, consultora de imagem e estilo, certificada pelo FIT-NY. Minha missão é ajudar as pessoas a sentirem bem com sua imagem pessoal.