por Priscila Petiti*

Olá! Sou Priscila Petiti e sou paisagista e decoradora por paixão.

Iniciando minha primeira matéria no conceituado Perfil WEspanha, venho apresentar uma tendência que vem invadindo residências, condomínios, restaurantes e até espaços comerciais que não têm área/espaço para cultivar um jardim, porém, possuem muros e paredes que podem se transformar em um belo “jardim vertical”.

Esta tendência está ganhando cada vez mais espaço nos projetos arquitetônicos. São usados para aumentar a área verde dos centros urbanos, quebrar um pouco o cinza das cidades e mudar o conceito dos jardins tradicionais. Eles podem ser montados na varanda, na sala e até mesmo na cozinha. Colaboram com a diminuição dos efeitos da emissão de carbono e diminuem a temperatura do ambiente pelo controle da energia solar.

Se você for criativa, dá pra fazer em casa com garrafas pet ou tablados de madeira, pregando vários vasinhos de diversos tamanhos na parede, formando uma composição harmoniosa. É simples e barato. Uma boa opção é utilizar vasinhos e placas de fibra de coco para montar o painel.

Nos blocos e vasos menos profundos, deve-se optar por plantas de raízes mais superficiais, como por exemplo: dinheiro-em-penca (Callisia repens), lambari-roxo (Tradescantia zebrina), peperômia (Peperômia scandens), entre outras. Para os blocos de concreto pré-moldado, algumas espécies indicadas são barba de serpente (Ophiopogon jaburam) e aspargo-pendente (Asparagus densiflorus).

Em qualquer das opções, deve-se tomar alguns cuidados especiais na manutenção do jardim vertical. Sempre verifique a irrigação e drenagem dos vasinhos colocando o dedo neles para ver se não estão muito encharcados ou secos. Escolha sempre a espécie recomendada para o tipo de clima e iluminação de onde o jardim será instalado. Agora, se você não leva jeito, chame um paisagista para te ajudar e aproveite seu lindo jardim.

Beijos e até a próxima!

*Priscila Petiti é empresária, aficcionada por decoração e escreve quinzenalmente para o Perfil WEspanha.

[new_royalslider id=”187″]

Deixe uma resposta

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.