A internauta Leticia Geissler Grissi me perguntou sobre esse tecido, e aí vai a resposta da pesquisa que fiz na empresa Renato Tecidos com a ajuda no funcionário Zezé.
Esse tecido está a um passo de entrar na moda street brasileira.
É parecido com jeans feito de 100% algodão, em contra partida é muito mais leve e confortável mantendo a durabilidade que o algodão oferece.
São vários tipos de lavagens que além da aparência tradicional jeans, há outros tipos.
O preço do tecido chambray é mais caro do que seus concorrentes de algodão, porém muito mais barato que outros que tentam se assemelhar a ele. Hoje em dia está sendo muito utilizado para confecção de uniformes. Esse tecido caiu no gosto das marcas de camisaria por ser um produto mais leve que o jeans, com cores firmes, ou seja, não desbota em função do tecido ser tingido fio a fio e ainda apresentar proteção de raio UV.
Se você tiver alguma peça de roupa confeccionada neste tecido vai a dica dos cuidados:
- Temperatura de lavagem indicada para roupas de cor intensa de algodão, poliéster e misturas. Lavar com temperatura máxima de 60°
- Não alvejar
- Não misturar cores na lavagem
- Não lavar com produtos a base de cloro
- Permiti-se a secagem em tambor a no máximo 70°.
- Permiti-se passar a ferro a no máximo 150°. Na escala “acrílico/poliamida (nylon)/acetato”, passar sob tecido seco ou do lado avesso os artigos sensíveis a brilho e pressão. Não utilizar vapor e não lavar a seco.
Sobre o tecido:
- Composição: 100% Algodão.
- Tecido similar ao índigo (jeans), porém com ligamento tela. Pode ser de misturas de algodão com poliéster, ou poliéster/viscose, utiliza fios tintos no urdume (normalmente em azul índigo) e cru ou branco na trama e foi produzido inicialmente na cidade de Cambray.
- Usado na confecção de: Camisaria, vestidos e calças.
- Fabricantes: Zutano, Tavex
- Fornecedores: Zutano, Tavex
Créditos das fotos:
Renato Tecidos
Rua Delfim Moreira, 217, centro – Varginha
Contato: 35.3214.5252