GIRO PERFIL . #214 . QUEM ESTEVE COMIGO EM 2020

Chegamos ao fim de mais um ano. Ufa… E que ano desafiador!
Tivemos de nos ausentar, suspender nossas vidas, e dentro de nossas casas, tivemos que nos reinventar, transformar a nossa rotina profissional, pessoal, adaptar relacionamentos e comportamentos. Desaceleramos! Escutei muitas vezes, de várias pessoas, que esse ano não valeu, e que 2020 foi um ano perdido. Será? Acho que não!

Aprendemos muito também, os desafios que nos foram impostos nos fizeram crescer e evoluir. Aprendemos a prestar mais atenção ao outro e em nós mesmos, passamos a lidar com nossas próprias emoções de uma forma que nem sabíamos que era possível. Desenvolvemos um novo olhar para o mundo, mais generoso e solidário.

No trabalho, novas relações foram criadas e novas possibilidades apresentadas ao mundo. O Home Office, passou de uma necessidade para uma boa alternativa de trabalho. As empresas e funcionários descobriram que essa pode ser uma alternativa positiva para todos. Lideranças tiveram de se revisitar e encontrar novas formas de se comunicar com suas equipes, para mantê-las ativas e motivadas. Descobrimos que reuniões presenciais, com horas de duração, talvez pudessem ter sido feitas com muito mais efetividade por vídeo conferência.

As relações familiares também mudaram. Ao nos isolarmos percebemos a importância do outro, a importância de ter por perto quem amamos. O isolamento social foi um teste pesado, mas estamos passando por ele e saindo mais fortalecidos. Foi necessário desenvolver uma força mental para suportar esse momento, e no final o resultado foi o amadurecimento.

A comunicação e a tecnologia  também ganharam uma importância fenomenal em nossas vidas. Percebemos que sem diálogo, não chegamos a lugar algum. Não importa se você é governo, empresa ou cidadão comum. Sem tolerância e respeito ao próximo, o caminho é nebuloso para todos. A tecnologia se mostrou fundamental. Foram lives para se divertir, se informar, se comunicar e se distrair. A informação nunca circulou de maneira tão fluida e rápida. A internet se tornou a mola do mundo.

Agora que o ano de 2021 bate à nossa porta, precisamos ter em mente que de nada adianta a angústia, a ansiedade, o medo e as incertezas. As palavras de ordem são: serenidade, sabedoria, solidariedade e gratidão. O Mundo gira, e nesse giro reinventamos o mundo! Que venha 2021, estamos prontos, e cheios de esperança!

Assista pelas nossas redes sociais YouTube.com/AlessandraEspanha

Alessandra Espanha
Facebook e Instagram: @alessandraespanha