A artista Shamsia Hassani nascida em abril de 1988, é a primeira mulher grafiteira do Afeganistão. Por meio de suas obras de arte, Shamsia retrata mulheres afegãs em uma sociedade masculina dominante.
Sua arte dá às mulheres afegãs um rosto diferente, um rosto com poder, ambições e vontade de atingir objetivos. A personagem feminina usada em suas obras retrata um ser humano orgulhoso, barulhento e que pode trazer mudanças positivas para a vida das pessoas. Durante a última década do pós-guerra no Afeganistão, as obras de Shamsia trouxeram uma enorme onda de cor e apreço a todas as mulheres do país.
A grande verdade é que suas obras inspiraram milhares de mulheres em todo o mundo, mas deram uma nova esperança às artistas afegãs no país. Ela motivou centenas de afegãos a trazer sua criatividade por meio de seu festival de graffiti, aulas de arte e exposições em diferentes países ao redor do mundo.
Os trabalhos de graffiti de Shamsia Hassani foram exibidos em todo o mundo. Seus murais são peças de arte em paredes do Afeganistão, Estados Unidos, Itália, Alemanha, Índia, Vietnã, Suíça, Dinamarca, Noruega e outros países.
Enquanto fazia graffiti principalmente em Cabul, Afeganistão, seus últimos murais no exterior foram criados em Wide Open Walls of Sacramento e no projeto de mural 20×21 de Eugene em Oregon.
Suas obras podem ser adquiridas no site oficial da artista
www.shamsiahassani.net
“A arte muda a mente das pessoas e as pessoas mudam o mundo”.
Shamsia Hassani