QUAL A IMAGEM QUE VOCÊ PROJETA COM AS ROUPAS QUE USA?

As peças que você escolhe, a forma como você combina as roupas, tudo isso comunica mensagens. O ideal é que essas mensagens transmitam o que realmente você é. A roupa que você veste é uma forma de apresentação para o mundo social e este assunto é de grande relevância, mas nem sempre as pessoas dão a devida atenção.

Acredite, muitas pessoas não conseguem comunicar quem realmente são através da imagem que projetam. Outras não transmitem a imagem do cargo ou profissão que exercem. E muitos não entendem a importância da escolha de suas roupas nesse processo.

Nossa imagem é composta por 3 elementos-chave: 
. Aparência (roupas, acessórios e cuidados pessoais);
. Comportamento (ações, atitudes, postura);
. Comunicação (verbal e não verbal).
Esse trio é de suma importância para nossa imagem pessoal e profissional!

Platão escreveu em A República,
“…imagem é tudo aquilo de algum modo criado por alguém para representar algo…”

Querendo ou não você tem uma imagem pessoal. Através dela, você é percebido e sua reputação é construída. Essa imagem não é estática, é dinâmica. Não deve ser engessada, mas deve ter coerência com sua essência, para ser de verdade. Sua imagem pode ser sua grande aliada no caminho do sucesso, como também pode acabar com sua reputação em frações de segundos.

Que tal pensar nas roupas como símbolos?
Imagine como suas roupas simbolizam o que elas falam de você. Já parou para pensar nisso? As peças que você escolhe, a forma como você as combina, tudo isso comunica mensagens. O ideal é que essas mensagens transmitam o que realmente você é.

A roupa que você veste é uma forma de apresentação para o mundo social e este assunto é de grande relevância, mas nem sempre as pessoas dão a devida atenção.  Não estou me referindo aqui a estar ou não na moda, mas sim às mensagens que os elementos de design (de cada peça de roupa) comunicam.

Os elementos de design são as linhas, as formas, as cores, texturas, padronagens e estampas existentes nas peças de roupa. E toda peça de roupa possui alguns desses elementos que revelam muitos significados, sem você perceber. O ideal é dar significado à sua essência!

Já vi executivos com sérios problemas de relacionamento com seus pares; líderes precisando de legitimidade e respeito de suas equipes; profissionais rígidos necessitarem mostrar mais cooperação e flexibilidade; mulheres muito sensuais ou demasiadamente delicadas precisarem ter maior imponência sobre sua equipe ou clientes, ou se posicionar melhor em suas relações; pessoas com muito conteúdo parecerem superficiais; pessoas exigentes transmitirem desleixo, enfim, o que todos eles têm em comum? Não conseguem comunicar o que precisam ou o que são de fato!

Existem peças de roupas que transmitem autoridade, solidez, força, segurança, confiabilidade, conforme esses elementos de design. Existem pessoas que naturalmente possuem e comunicam essas características de personalidade, mas há aqueles que ou não têm essas características ou possuem, mas não conseguem expressá-las. Nestes casos, podem e devem usar a roupa a seu favor.

Por outro lado, mesmo quem já nasceu com essas características, se reforçá-las demais através do vestir, podem atrair sérios problemas de relacionamento, precisando dar uma amansada na imagem. Daí a recomendação seria oposta, ou seja, fazer uso de peças de roupa que transmitam mais delicadeza, leveza, acessibilidade, cooperação e alegria.

Preparei um quadro para você pesquisar e usar quando necessário. Esse quadro trata dos elementos de design que as peças de roupa têm e transmitem.

Claro que as roupas não possuem efeitos especiais, do tipo vestiu e aparecem superpoderes, mas elas têm efeito psicológico na sua autoimagem, na sua autoestima e, principalmente, na percepção que os outros tem de você.

Sugiro que você diariamente ao escolher suas roupas olhe para o quadro e analise os elementos de design presentes no seu look. Veja quais estão dominando. Faça isso durante 10 dias. Depois avalie o que andou comunicando:
. É você?
. É o que precisa comunicar?

Não esqueça de me contar o resultado!
Precisou escolher novas peças?
Precisou coordená-las de outras formas?
Quer saber mais?
Isso é uma pequena parte do que a Consultoria de Imagem pode fazer por você, sua carreira ou sua empresa.

ALESSANDRA ESPANHA . BLOG . 1
ALESSANDRA ESPANHA . BLOG . 2
ALESSANDRA ESPANHA . BLOG . 3
ALESSANDRA ESPANHA . BLOG . 4
ALESSANDRA ESPANHA . BLOG . 6 . TABELA

Deixe uma resposta

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.