ASSISTA | RETRATOS DE UMA GUERRA

Filmes com temática de guerra e históricos são necessários para não nos deixar esquecer do que ocorreu em algum momento da história.

‘Retratos de uma Guerra’, é bem feito, e mostra algo que não é comum vermos no cinema: a violência dos russos, embora o filme não deixe claro, o por que dessa violência contra essa população da Lituânia. Crítica ridícula que tenta minimizar o sofrimento dos cristãos lituanos, assim como os crimes de Josef Stalin ou Estaline, — comunista e político soviético de origem georgiana que governou de forma brutal e assassina a União Soviética de meados da década de 1920 até sua morte, servindo como Secretário Geral do Partido Comunista de 1922 a 1952, e como primeiro-ministro de seu país de 1941 a 1953.

‘Retratos de uma Guerra’ é a maior bilheteria de todos os tempos na Lituânia, é o tipo de filme que só encontra ressonância entre os muito ligados ao episódio que se propõe a retratar. Para todos os demais, o longa acaba por soar tão genérico quanto qualquer outra adaptação de um drama de guerra, que em meio a tantos horrores se esforça para encontrar alguma beleza através de detalhes mais sutis, como o apreço da protagonista pela arte de desenhar – daí os tais ‘retratos’ do título em português. A direção de Marius A. Markevicius, é baseado no romance “A Vida em Tons de Cinza”, de Ruta Sepetys, por isso o título original do filme é Ashes in the Snow (Cinzas na neve), nome muito mais adequado, porem as distribuidoras brasileiras insistem em títulos genéricos, considerando que o público nacional seja burro.

Assim como essa ligação se revela óbvia e nada sutil, também são os desdobramentos de uma história trágica na sua singularidade, mas incapaz de se diferenciar diante a tantas outras similares que o cinema já se ocupou em destacar ao longo do último século. Enfim, é uma produção apenas correta, que não ousa ir além do proposto, da mesma forma como se contenta em somente executar o que dela se poderia esperar. Markevicius até acerta na atmosfera, figurino e fotografia, mas erra no básico. Tom do filme. Após a captura de Lina e sua família que acabam sendo acusadas de traição e devem trabalhar para pagar seus crimes com o ‘governo’, logo imaginamos que seremos imersos em uma zona cheia de emoções mistas, como cenas carregadas de sentimentos, mas nada ocorre em mais de uma hora de filme.

O diretor faz um bom enquadramento dos atores, usa bem os olhos claros de Bel Powley, (vista na série The Morning Show, 2019) que interpreta Lina, em um ambiente carregado de neve, mas não há uma cena memorável da atriz. Ela é o foco do filme, e sua personagem tem muito tempo de tela, mas não há um grande arco dramático ou algo para lembrarmos de Bel quando o filme se encerra.

Já que a protagonista não é cativante na narrativa, acabamos prestando atenção nos secundários e encontramos Nikolai Kretzsky feito pelo ator Martin Wallström cujo papel é do soldado que não acredita no trabalho que faz nestes supostos campos de trabalho. Este traço de humanidade no personagem e as suas atitudes são os acertos do roteiro.

‘Retratos de Uma Guerra’ tinha potencial, mas ele se perde em não trazer um bom diálogo ou alguma cena que nos faça lembrar de algo quando o filme termina. É um filme ‘ok’!

EM SUMA ‘Retratos de uma Guerra’ é ambientado na Segunda Guerra Mundial, quando as tropas de Stalin invadem o Leste Europeu e milhares de famílias são enviadas à Sibéria para trabalhos forçados. A trama, inspirada em eventos reais, mostra uma jovem artista que retrata todas as dores e mazelas da guerra através de sua arte.

A vida de Lina, vivida no filme pela atriz Bel Powley, exemplifica o que sofreram os povos bálticos da Lituânia, Letônia e Estônia, que viveram 50 anos de opressão soviética. Eles foram silenciados e caso protestassem sofriam as mais terríveis represálias. Este filme é essencial para se entender aquele período trágico.

ALESSANDRA ESPANHA RETRATOS DE UMA GUERRA 1
ALESSANDRA ESPANHA RETRATOS DE UMA GUERRA 2
ALESSANDRA ESPANHA RETRATOS DE UMA GUERRA 3
ALESSANDRA ESPANHA RETRATOS DE UMA GUERRA 6
ALESSANDRA ESPANHA RETRATOS DE UMA GUERRA 8
ALESSANDRA ESPANHA RETRATOS DE UMA GUERRA 7
ALESSANDRA ESPANHA RETRATOS DE UMA GUERRA 4

Cenas do filme: ‘RETRATOS DE UMA GUERRA”
Fotos divulgação.

Deixe uma resposta

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.