Tenho visto e ouvido inúmeras pessoas que deixaram de comer frutas por informações de que elas comprometem o funcionamento do fígado, engordam, causam diabetes, entre outras patologias.

Em primeiro lugar precisamos entender o que são as frutas: são alimentos (frutos) riquíssimos em vitaminas, sais minerais e fibras presentes na natureza, cada grupo em épocas específicas.

São compostas de água (maior parte), fibras, frutose… e cada uma possui um sabor característico e específico.

São alimentos altamente nutritivos e essenciais para o desenvolvimento e crescimento adequado das crianças, bem como para manutenção da saúde do jovem e adulto mais maduro.

Recomendamos 4 a 5 porção de frutas variadas diariamente. Os sucos de frutas, natural sem açúcar, ajudam na hidratação, mas não são substitutos da água e só são indicados ao consumo após 1 ano de idade.

Ótimo Nutri! Mas de onde veio esses boatos sobre as frutas?
De interpretação inadequada de publicações científicas que mencionam sucos de frutas industrializados e como responsáveis por danos hepáticos e outras patologias. Falaremos no próximo mês sobre alimentos industrializados! Afirmo que o alimento vindo da natureza, bem higienizado e consumido dentro da estação só trazem benefícios à saúde!

Na dúvida consulte seu nutricionista.
Abraço bem apertado nesse friozinho gostoso!
Luciana Almeida . Nutricionista

DEIXE UMA RESPOSTA